c

DEUS ESTÁ NA MODA?


Religião

          Certa manhã, caminhando pela cidade, por volta de 07:30 h, entrei numa padaria para tomar um cafezinho.  A televisão daquele estabelecimento comercial, estava ligada, e transmitia uma reportagem ou documentário sobre religiões.  O locutor disparou uma pergunta no ar: - "Será que Deus está na moda novamente?"...


          Instintivamente, minha atenção se voltou para a telinha do aparelho de TV.  Essa pergunta, lançada assim, descuidadamente, pode soar desrespeitosa às nossas crenças mais sinceras.  Passado o primeiro impacto da pergunta, percebi que o comentarista se referia à procura de livros religiosos, que teriam suas vendas aumentadas em quarenta por cento nos últimos tempos.

          O programa daquela emissora de TV, prosseguiu falando sobre as "guerras santas", sobre o islamismo, etc...  Mas o ponto que mais me chamou a atenção foi justamente este:  o crescente interesse pela religião. Pensei comigo:  - que bom que seja assim, a humanidade está precisando...

          Porém, "Deus está na moda", foi uma frase infeliz;  não devemos pensar dessa forma. O nome de Deus é sagrado, não deve ser tomado em vão (de qualquer maneira).  Afinal, pressupõe-se que princípios religiosos regem a nossa vida.  Quando temos nosos problemas, nossas ansiedades, valemo-nos de Deus, da nossa fé religiosa. 

          Cada um de nós deve buscar na sua própria fé, uma compreensão mais profunda e sincera destes princípios.  A oração que praticamos, realmente modifica as coisas, mas só extraímos da nossa religião o que nela colocamos.  Deus, não pode ser um deus de bolso, para ser usado apenas nos momentos de maior sufoco ou necessidade.

          Nossas orações têm que ser como uma visita a Deus, sem frases decoradas ou mecânicas, e nem de requerimentos pedindo isto ou aquilo, pois Deus já conhece nossas necessidades antes que lho peçamos.  "Buscai primeiramente o reino de Deus e sua justiça e todas as demais coisas vos serão dadas por acréscimo" ensinava Jesus, no Sermão da Montanha. 

          Nesse mesmo Sermão da Montanha, Jesus também falava como devemos proceder:  "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e fechada a porta, orarás a teu pai que está em secreto; e teu Pai que vê em secreto, te recompensará".  (Somos filhos de Deus).
A Oração

          Deus é espírito, é amor infinito, não tem forma física, e não podemos vê-lo, mas ele habita em nosso coração.  Nossa visita a Deus tem que ser diária, e não precisamos de nenhum templo, nenhuma igreja para isso, pois o reino de Deus está dentro de nós, como ensinava Jesus.  Somente assim, poderemos perceber a presença de Deus e a sua voz intuitiva dentro de nós mesmos. 

          Buscar a Paz interior é muito simples.  Charles Chaplin nos deixou um interessante poema, no qual ele dizia o seguinte: "Quando me amei de verdade, eu realmente entendi que, em qualquer circunstância, diante de qualquer pessoa e situação, eu estava no lugar certo e nomomento exato.  Foi então que eu pude relaxar.  Hoje eu sei que isso tem um nome: autoestima".  (Autoestima é também amar a Deus|).

    "Tal como o corpo é purificado pela água, a alma é purificada pela verdade". (pensamento Hindu)

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN