c

TRIBUTO A CAXIAS


Patrono do Exército brasileiro

          Luiz Alves de Lima e Silva, marechal do Exército brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro no dia 25 de agosto de 1803 e faleceu a 7 de maio de 1880.  Até o fim de sua existência, gozava de grande popularidade, pois foi sempre um homem íntegro, quer como soldado, quer como político.


          Representou o mais brilhante papel nas lutas que agitaram o Brasil durante os primeiros tempos do Império.  Conseguiu pacificar as províncias de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, entre outras.  Comandando o Exército em operações no Paraguai, executou a famosa "Marcha do Flanco" (marcha militar), que conduziu as forças brasileiras a Humaitá (fortaleza no Paraguai), após uma série de brilhantes vitórias.

          Forçada a célebre passagem, Caxias perseguiu o inimigo através do Chaco (Paraguai), batendo-o nas memoráveis batalhas de Itororó, Avaí, Lonas Valentinas e Angostura, entrando depois vitorioso em Assunção.  Gravemente enfermo, deixou o comando das tropas e recebeu o título de Duque.  Ele foi o único duque brasileiro.

          "Sigam-me os que forem brasileiros!", era o seu brado de comando.  Hoje, patrono do Exército brasileiro, foi considerado pelos historiadores o maior oficial militar da História do Brasil.

SOU BRASILEIRO

Sou brasileiro
Com orgulho o digo
Na paz ou na guerra, contra o inimigo.
Ao mundo inteiro
Com orgulho o digo
Sou brasileiro!

Sou brasileiro
Desta terra o brilho
Há de ser com grande filho
Sempre altaneiro
Na virtude eu trilho
Sou brasileiro!

Sou brasileiro
Mesmo pequenino
Ponho na Pátria todo meu destino
Alma fagueira
Sempre altaneira
Cantarei o hino
Sou brasileiro!

Sou brasileiro
Quem não há de ser...
Na Pátria, imensa como a liberdade
Sempre altaneira
Quem assim não há de ser
Sou brasileiro!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN