c

JOÃO CAPITÃO DE BIGODE


João Bobo

          "João Bobo" significa tolo, bobo ou influenciável.  Um João bobo é alguém ignorante, de quem é tirado proveito e sobre quem são feitas chacotas ou picardias.  É também o nome de um pássaro do Nordeste, conhecido como "João Capitão de Bigode".


          Vou contar mais uma estória do João (verídica).  O camarada João, veio para Resende-RJ, para "assumir" a participação em uma sociedade, a qual de fato e de direito, pertenceria ao irmão dele, um empresário que tinha vários negócios na Praça do Rio de Janeiro-RJ. 

          Vou contar essa estória sem aprofundar nos detalhes, porque é muito complicada, tal como um monte de linhas embaraçadas de um novelo.  No meio existem nós cegos, pontas de linhas de todas as cores, enfim, é muito difícil desembaraçar (ou explicar). Vamos à estória;

          O aludido empresário (irmão do João), entrou com um Capital (em dinheiro vivo), para que dois outros empresários, amigos dele, investissem em um negócio.  E assim foi feito, mas o empresário, dono do dinheiro vivo, ficou de fora da sociedade legalmente constituída (talvez tivesse apenas um "contrato de gaveta"), não sei. 

          Como seus negócios se concentravam na Praça do Rio de Janeiro, o João irmão dele (bobão metido a esperto), ficou representando o Capital do mano, investido numa Empresa em Resende-RJ. O João assumiu então, a direção de um dos departamentos da Empresa. 

          A Empresa tinha um faturamento, digamos, substancial.  Mas, quem nunca comeu melado, quando como se lambuza, diz um ditado.  E o João nunca tinha "comido".  Um tipo assim, isto é, um pobre quando "enrica", fica sempre, na maioria das vezes, se achando o tal e querendo esnobar os outros. 

          O João, pensou que estava rico, usando o dinheiro da Empresa do irmão a seu bel prazer.  Comprou um carro de luxo;  comprou um apartamento de cobertura no centro da cidade;  móveis caríssimos, e comprou outra Empresa no ramo de transportes;  torrou dinheiro com a mulherada, além de outras extravagâncias. Tudo isso sem ter o "pé no chão" (além de bobo, era burro).

          E, como não poderia deixar de ser, ele se endividou de tal maneira por negócios mal feitos, que acabou sofrendo um "arresto de bens" por parte da justiça.  E os processos de "busca e apreensão" começaram a pipocar na vida do João. 

          Resumo da estória:  o João ficou sem nada, e para complicar ainda mais a sua situação, desentendeu-se com a sociedade e levou um baita de um "ponta pé", caiu de "Bunda no Chão"
Acho que o MC Kevinho se inspirou no João, e fez esta música, ouçam (no Video):



       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN