c

FOLIA DE REIS


Festa de Santo Reis

          A Folia de Reis, também conhecida como Festa de Santo Reis, é uma tradição folclórica que existe nos estados de Minas Gerais, São Paulo, e em outros estados. Tem um caráter religioso (Católico), para comemorar o nascimento de Jesus.  Existem muitos grupos folclóricos que se  dedicam a esse costume festivo.  Cada qual se apresenta de um jeito em suas manifestações, e em suas fantasias. Não há uma uniformidade para suas vestimentas.


          Normalmente os participantes se vestem de maneira extravagante, com máscaras, e alguns colocam coroas (de fantasia) na cabeça para simbolizar os 3 Reis Magos (Gaspar, Belchior e Baltazar).  Dançam e cantam, tocam instrumentos e recitam versos alusivos à sua festividade.  Em alguns casos, visitam casas e pedem alguma contribuição (mínima):

                                                          A ismola que vóis dá
                                                          Nois viemo arrecebê
                                                          O glorioso santo Reis
                                                          É quem vai agradecê.

                                                          Santo Reis pede ismola
                                                          Não é ouro nem dinhêro
                                                          Ele pede um agitoru
                                                          Um alimento pros festero.

          A estória dos Reis Magos, é conhecida pelos cristãos, e tem fundamento no Evangelho de Mateus, Capítulo 2, versículos 1 a 12, cuja introdução é mais ou menos assim: "Naquele tempo, alguns sábios (Reis Magos), vieram das terras do Oriente e chegaram a Jerusalém para adorar o menino Jesus recém nascido" ... E assim prossegue o Evangelho de Mateus, ao narrar o nascimento de Cristo.  Também devemos aos Reis Magos a tradição de dar presentes nessa época de Natal, pois eles presentearam o menino Jesus com incenso, ouro e mirra.

          Aqui, cabe-nos uma especial curiosidade;  como verdadeiros cristãos, veneramos o nascimento de Cristo, homenageamos os Reis Magos, mas isso não tem nada a ver com a "figura" do Papai Noel, que também é prestigiado no Natal.  O Papai Noel, é uma outra estória.

          A Folia de Reis, dentro da sua vasta liberdade de expressões, não admite esse personagem de roupa vermelha, barbas brancas, carregando um saco de presentes.  E com justa razão, pois foge completamente ao seu objetivo, puramente religioso.

          Aliás, outro ponto que também percebemos, é que as crianças já não acreditam mais em "Papai Noel", não se iludem mais com essa estória do "bom velhinho".  "A mentira tem pernas curtas", como diz o ditado.  Não dá mais pra enganar as crianças.

          Particularmente, simpatizamo-nos mais com a Folia de Reis do que com o Papai Noel.  A folia de Reis é religiosa, o Papai Noel é pagão;  e as músicas do Santo Reis, são mais interessantes e agradáveis de ouvir.  As músicas do Papai Noel, soam muito artificiais.  Vejam que interessante, um vídeo do grupo de Folia de Reis de Barra do Triunfo-ES.:

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN