c

FELIZ NATAL !


Natal

          ... Outra vez é Natal!  A data mais significativa da Cristandade.  Parece que o ar está impregnado de mensagens de amor e ternura, e a cidade se prepara para a festa mais linda do ano... Lembro-me do Natal da minha infância.  Sinto saudade.  Hoje, outras pessoas estarão ao meu lado, mas os cânticos de Natal serão os mesmos.


          Na minha infância, tudo era magia; meus brinquedos eram simples, mas a minha imaginação transformava tudo.  Minha mente infantil projetava imagens de tal natureza, que nem os poetas conseguem transmitir;  o meu mundo permitia amizade com gatos, cachorros, e até com seres imaginários... E eu os entendia com uma clareza que hoje, sinceramente esse entendimento me escapa.


          Um monte de terra para mim se transformava em um castelo; uma caixa de papelão se transformava em um carro do último tipo.  Era um mundo mágico, onde até o tempo brincava feliz comigo;  parece que a magia mudava a velocidade do relógio, para que marcasse as horas lentamente. E assim, eu nem mesmo percebia as mudanças que ocorriam dentro de mim.  Hoje, por exemplo, eu já não sei mais conversar com um gato, um cachorro, ou com um super herói imaginário, como eu sabia fazer naquele tempo.

          Papai Noel, aquele velhinho de roupa vermelha, barbas brancas, nunca me trouxe o brinquedo pretendido (um automóvel pedalado, igual ao do meu priminho Sidnei), mas também nunca me decepcionou, e eu me contentava com o seu presente, por mais simples que fosse.  Talvez o bom velhinho estivesse mesmo sobrecarregado de pedidos e não pudesse contentar a todos. 

          Enfim, hoje me resta apenas a saudade dos velhos tempos, mas as chamas ardentes do passado ainda aquecem a minha alma, e me faz sensível, quando vejo uma criança como aquela que eu já fui. Há também um inverno de neves brancas em meus cabelos grisalhos, e só então percebo quanto tempo já passou. 

          Nesta noite de Natal, quando a mensagem dos sinos se fizer ouvir, eu estarei com minhas lembranças e um sentimento oculto no coração.  Um sentimento que não poderei revelar ou traduzir com palavras.  Mas eu terei também muitas pessoas ao meu lado, me dizendo: FELIZ NATAL!

          Disse Jesus: "eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei e cearei com ele e ele comigo"  ... Que estas palavras do Mestre Jesus, possam significar para todos nós, o verdadeiro espírito de irmandade entre os homens.  E despertar em nossos corações, além do espírito festivo, o verdadeiro espírito de religiosidade do Natal.

          Feliz Natal, Paz na Terra... Desejo principalmente que a Paz possa ser irradiada para toda a humanidade, que possa ser o presente maior de todos neste Natal, e que perdure para sempre, por toda a vida.  Que as canções natalinas possam repercutir dentro de cada um a mensagem do aniversariante: "Paz na terra aos homens de boa vontade" FELIZ NATAL ! FELIZ NATAL !

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN