c

PATRÍCIA RICHARDS


Pat

          Patrícia Richards, ou simplesmente "Pat",  Suitland, Maryland, USA.  Uma garota americana, que por algum tempo, foi minha assídua correspondente.  Já faz bem tempo, foi lá pelos anos de 1975 a 1978, mais ou menos.  Com ela, aprendi bastante sobre o idioma Inglês.  Apenas por correspondência, nada mais.


          Essa época, não faz tanto tempo assim, mas não havia computador;  ou se havia, não era tão popular como atualmente.  Não havia Messenger, não havia celular.  Não havia Facebook.  Crianças de hoje, pensam que essas maravilhas sempre existiram.  Não imaginam como era a nossa vida sem essas facilidades.

          Mas, eu e a minha amiga Pat, conversávamos sim, à distância.  Mas era por correspondência, via correio.  Eu escrevia uma carta para ela, e ficava esperando a resposta.  E vice-versa.  Quando eu recebia uma carta da Patricia, era para mim uma aula de inglês.  Nessa época, eu sabia um pouco de inglês, mas não muito.  As palavras que eu não entendia, eu buscava o significado no dicionário; mas às vezes, eu não encontrava.

          A Patrícia Richards, era uma garota moderninha, me chamava de Bill, e falava muita gíria.  Eu gostava, porque assim eu também aprendia.  Às vezes dava para captar suas ideias, apenas pelo sentido do que ela queria dizer.  Mas, muitas vezes, eu perguntava por carta, o que significava tal e tal palavra.  Então sua cartinha-resposta demorava, eu ficava ansioso, mas ela me explicava. 

          Percebendo essa minha dificuldade com gírias (slangs), certa vez a Pat me mandou uma carta com uma relação de palavras, de um linguajar mais pesado na gíria americana, e para cada palavra ela dissertava sobre o significado.

          Só não posso contar aqui neste Blog, sobre essas palavras "chulas", porque senão, eu me sentiria assim, um "sem vergonho", como se diz na linguagem caipira.  "Sacanagem", a gente aprende mas não fala (e nem escreve);  só entre amigos, como eu e a Patrícia.  Mas é bom que a gente aprenda o significado dessas palavras que o dicionario não traz. 

          Eu fui "apresentado" à Patrícia, por um amigo chamado Lauridos.  Na verdade, ele me deu o endereço dela, porque ele também se correspondia com várias garotas falantes do idioma inglês.  Mas, depois de algum tempo, a minha professora, a Pat, cessou o seu contato comigo.  Não sei o que houve. 

          Será que fui muito chato?  Trabalhoso?  Será que eu disse alguma coisa que não devia?  Sinceramente não sei, e numa data um pouco recente, procurei por ela via Facebook, mas ela também não está lá, pelo menos eu não a encontrei.

          Mas não importa.  Foi bom enquanto durou.  Afinal, nem tudo é como a gente quer, ou gostaríamos que fosse.  Nas minhas lembranças, ainda curto a sua amizade.  Patrícia Richards, ou simplesmente Pat, do seu amigo, Bill.
Maryland

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICAS KÖHN